top of page

Arquitetura

  Brasília é moderna e conservadora ao mesmo tempo, já que apresenta diferentes concepções dentro de sua arquitetura. Um exemplo claro de uma concepção moderna inserida na arquitetura são os edifícios que foram projetados por Oscar Niemeyer onde fica clara a forte presença de formas geométricas e curvas. Oscar Niemeyer e Lúcio Costa são os principais nomes na arquitetura peculiar de Brasília.

  Suas ruas são nomeadas de acordo com a sua posição no plano cartesiano (devido ao fato de que a cidade foi construída em formato de um avião) e ainda Brasília é, inteira, setorizada. A praça dos três poderes fica aonde seria a cabine de comando, pois os tratados e decretos são realizados lá.

  Nas asas do plano piloto são permitidos apenas prédios com no máximo 4 andares, mesmo não sendo tão funcionais. Em Brasília todos os edifícios são obrigados a ter o piso térreo público para a livre circulação de moradores de prédio para prédio, já que a cidade foi construída para carros e tem poucas calçadas no plano piloto.

  Além disso, todos os prédios são construídos na mesma direção, para ter ventilação, entrada do sol e para concentrar o trânsito em um só lugar, por não ter saídas diretas para a via. Com isso, foi construída a ponte JK, um acesso de 20 metros de largura para sair do plano piloto, feita por Alexandre Chan. Foi uma inovação no ponto da arquitetura, que ganhou um prêmio em 2003 da Sociedade de Engenheiros da Transilvânia, nos Estados Unidos.

Por Manuela F. P. Cardoso

Unknown-1.jpeg

Imagem de Lúcio Costa.

Unknown.jpeg

Imagem de Oscar Niemeyer.

bottom of page