top of page

Principais Edifícios

Itamaraty

  Projetado por Oscar Niemeyer, o Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores, onde vários estrangeiros são recebidos para importantes reuniões e encontros. O propósito da construção é mostrar o Brasil para os visitantes estrangeiros, portanto, só foi construído com materiais brasileiros e suas esculturas, por artistas nacionais, como Athos Bulcão e Alfredo Volpi.

  O Itamaraty é conhecido pelos seus grandes arcos e o espelho d’água na frente do edifício, e pela grande escada em espiral projetada por Athos Bulcão. O prédio é dividido em várias salas, como a Sala Brasília, Bahia, Rio de Janeiro (em homenagem às três capitais do Brasil), salas de coquetel do Cândido Portinari e Dom Pedro I. Em cada sala há diversas obras representando várias épocas e regiões diferentes.

  O embaixador Wladimir Murtinho inaugurou o Itamaraty em 1970 e o prédio ficou tão bem construído, que, até hoje, não houve necessidade de fazer mudanças para seu melhoramento.

Unknown.jpeg

Imagem do Itamaraty.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

    

  A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi projetada por Oscar Niemeyer e foi o primeiro monumento a ser construído em Brasília. Seu planejamento começou em 1958 e acabou em 1970, quando foi inaugurada. O prédio consiste em 16 colunas de concreto em um formato circular, e entre delas há painéis de vidro. Na entrada da igreja há três esculturas que representam os evangelistas. Estas foram feitas por Alfredo Ceschiatti e Dante Croce. Em cima do altar, três grandes anjos de Athos Bulcão são suspensos do teto da catedral. A imagem de Nossa Senhora é uma réplica da original, que está em Aparecida, São Paulo. Do lado da imagem, fica o altar, que foi doado pelo papa Paulo IV.

Catedral_metropol.jpg

Imagem da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Praça dos Três Poderes

  A Praça dos Três poderes foi projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. O Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Palácio do Itamaraty, o Palácio da Justiça, o Supremo Tribunal Federal, o Panteão da Liberdade e Democracia e o Espaço Lúcio Costa estão na praça.

  O Congresso Nacional é uma estrutura com duas conchas, uma côncava e uma convexa, e dois prédios verticais, para simbolizar o sistema bicameral legislativo.

  O Palácio do Planalto encaixa no movimento modernista: as formas geométricas eram bastante usadas e o minimalismo, também. Os painéis de vidro, colunas, rampas, uso de pilotis e jardins planejados são características marcantes do Palácio do Planalto.

  O Supremo Tribunal Federal é composto por três pavimentos, e duas entradas diferentes: a primeira para convidados e o público e a segunda para ministros e funcionários.

  Além dos principais edifícios, também há esculturas como “ Os Guerreiros (Candangos)” de Bruno Giorgi, feita para homenagear os construtores de Brasília.

Por Mariana P. Mesquita

Brasilia_Congresso_Nacional_05_2007_221.

Imagem do Congresso Nacional

bancoImagemSco_IA_372204.jpg

Imagem do Supremo Tribunal Federal

Unknown.jpeg

Imagem do Palácio do Planalto

Memorial Juscelino Kubitschek

     O Memorial JK foi feito por Oscar Niemeyer, aos desejos de Sara Kubitschek, já viúva de Juscelino Kubitschek. Sua construção causou polêmica entre os militares, pelo formato escolhido para o pedestal: a foice comunista. Logo na entrada, há quatro espelhos d'água, rampas, gramados e uma estátua de Juscelino e Sara sentados em um banco na frente do museu. Eles estão de costas para o memorial e de frente para a cidade, admirando sua criação.

     No memorial, há várias bibliotecas e quartos com objetos pertencentes a Juscelino, como livros, roupas, fotos e medalhas. O túmulo de JK está em uma sala escura, com iluminação cênica, aberta para o público.

Por Mariana P. Mesquita

memorial_jk_01_grande.png

Imagem do Memorial Juscelino Kubitschek

visita-ao-memorial-jk-04.jpg

Imagem do túmulo de Juscelino Kubitschek

bottom of page