Principais Edifícios
Itamaraty
Projetado por Oscar Niemeyer, o Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores, onde vários estrangeiros são recebidos para importantes reuniões e encontros. O propósito da construção é mostrar o Brasil para os visitantes estrangeiros, portanto, só foi construído com materiais brasileiros e suas esculturas, por artistas nacionais, como Athos Bulcão e Alfredo Volpi.
O Itamaraty é conhecido pelos seus grandes arcos e o espelho d’água na frente do edifício, e pela grande escada em espiral projetada por Athos Bulcão. O prédio é dividido em várias salas, como a Sala Brasília, Bahia, Rio de Janeiro (em homenagem às três capitais do Brasil), salas de coquetel do Cândido Portinari e Dom Pedro I. Em cada sala há diversas obras representando várias épocas e regiões diferentes.
O embaixador Wladimir Murtinho inaugurou o Itamaraty em 1970 e o prédio ficou tão bem construído, que, até hoje, não houve necessidade de fazer mudanças para seu melhoramento.

Imagem do Itamaraty.
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi projetada por Oscar Niemeyer e foi o primeiro monumento a ser construído em Brasília. Seu planejamento começou em 1958 e acabou em 1970, quando foi inaugurada. O prédio consiste em 16 colunas de concreto em um formato circular, e entre delas há painéis de vidro. Na entrada da igreja há três esculturas que representam os evangelistas. Estas foram feitas por Alfredo Ceschiatti e Dante Croce. Em cima do altar, três grandes anjos de Athos Bulcão são suspensos do teto da catedral. A imagem de Nossa Senhora é uma réplica da original, que está em Aparecida, São Paulo. Do lado da imagem, fica o altar, que foi doado pelo papa Paulo IV.

Imagem da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.
Praça dos Três Poderes
A Praça dos Três poderes foi projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. O Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Palácio do Itamaraty, o Palácio da Justiça, o Supremo Tribunal Federal, o Panteão da Liberdade e Democracia e o Espaço Lúcio Costa estão na praça.
O Congresso Nacional é uma estrutura com duas conchas, uma côncava e uma convexa, e dois prédios verticais, para simbolizar o sistema bicameral legislativo.
O Palácio do Planalto encaixa no movimento modernista: as formas geométricas eram bastante usadas e o minimalismo, também. Os painéis de vidro, colunas, rampas, uso de pilotis e jardins planejados são características marcantes do Palácio do Planalto.
O Supremo Tribunal Federal é composto por três pavimentos, e duas entradas diferentes: a primeira para convidados e o público e a segunda para ministros e funcionários.
Além dos principais edifícios, também há esculturas como “ Os Guerreiros (Candangos)” de Bruno Giorgi, feita para homenagear os construtores de Brasília.
Por Mariana P. Mesquita

Imagem do Congresso Nacional

Imagem do Supremo Tribunal Federal

Imagem do Palácio do Planalto
Memorial Juscelino Kubitschek
O Memorial JK foi feito por Oscar Niemeyer, aos desejos de Sara Kubitschek, já viúva de Juscelino Kubitschek. Sua construção causou polêmica entre os militares, pelo formato escolhido para o pedestal: a foice comunista. Logo na entrada, há quatro espelhos d'água, rampas, gramados e uma estátua de Juscelino e Sara sentados em um banco na frente do museu. Eles estão de costas para o memorial e de frente para a cidade, admirando sua criação.
No memorial, há várias bibliotecas e quartos com objetos pertencentes a Juscelino, como livros, roupas, fotos e medalhas. O túmulo de JK está em uma sala escura, com iluminação cênica, aberta para o público.
Por Mariana P. Mesquita

Imagem do Memorial Juscelino Kubitschek

Imagem do túmulo de Juscelino Kubitschek